Colchões Molas, Colchões Latex e Colchões ViscoElastico. Qual o melhor colchão para a sua cama? Colchão Molas, Molas Ensacadas, Colchão de Latéx ou um Colchão de Visco-Elástico?

23
Nov 09

Colchoes ortopedicos são os colchões indicados para todas as pessoas, quer sofram de patologias relacionadas com a coluna, ou não. Quais são os colchões adequados para pessoas com deficiências da coluna vertebral? Eis um problema ainda discutido pelos ortopedistas. Não se pode recomendar duma vez para sempre um colchão duro e pesado. Um colchão ortopédico eficaz deve ser adaptado individualmente e de acordo com a deficiência vertebral. Se antigamente o conceito era quanto mais rijo melhor, hoje em dia a opinião mudou. O colchão tem de ser algo firme quanto baste e que se adapte essencialmente ao peso e curvas do nosso corpo.

 

 

Colchões Ortopédicos: Molas, Latex e Espuma

 

Existem colchões de molas ortopédicos e colchões de latex, e ainda os colchões ortopédicos de espuma de borracha, nos quais são integrados câmaras cheias de água, conhecidos por colchões “Hydromatic”. ortopédicos

 

Por esse sistema obtém-se uma distribuição regular do peso do corpo e uma boa contra-pressão. Em geral, recomendam-se colchões mais firmes. Podem ser de espuma de borracha com um peso específico elevado (cerca de 400 gr por dm3) com um reforço adicional ao meio. Também os colchões ortopédicos de molas são mais pesados, sendo fabricados com molas de arame mais fortes e com uma zona central de mais molas fortes.

 

Desistiu-se do método de substituir o estrado normal da cama por tábuas. Os estrados modernos de boa qualidade são adequados para fins ortopédicos. De qualquer modo, convém sempre consultar o medico antes de efectuar a compra e saber qual a opinião dele, em relação ao seu problema especifico.

 

Há que tomar em consideração os seguintes pontos: O colchão dever ser comprado junto com o estrado da cama. No caso de comprar só o colchão, convém levar a medida do seu estrado, para ver se as medidas são compatíveis. Não receie experimentar o colchão na loja. Deite-se nele em todas as posições, principalmente naquelas em que costuma dormir. O colchão deve acompanhar todos os movimentos e reagir com contra pressão ligeira. Um bom teste são alguns exercícios de ginástica no colchão. Se sentir o estrado da cama, prova-se a insuficiência do colchão.

 

Colchoes de Espuma Ortopedicos

 

Os colchões de espuma de borracha (sejam eles em látex ou poliuretano) não devem ser demasiadamente leves, nem muito porosos. A densidade da espuma mostra o grau de rigidez. Existem graus 1, 2 e 3, sendo o último, para pessoas mais pesadas.

 

Colchoes Molas Ortopedicos

 

Se optar por colchões de molas, estes não devem provocar ruídos. Os colchões que satisfazem as normas mínimas qualitativas, são assinalados com uma marca oficial, que não representa no entanto, uma garantia de qualidade. São dispensáveis os revestimentos enfeitados com pespontos complicados e cordoes de seda ao longo dos bordos. Apenas o pesponto se poderia justificar porque dá alguma segurança adicional às camadas do forro na superfície do colchão. Os cordoes, assim como os botões, não têm que existir mas parece que ainda há quem goste de os aplicar nos colchões.

 

Forro Colchão Ortopedico

 

Um colchão prático e bem feito deve possuir sobre o forro um revestimento de tecido decorativo com fecho eclair, para que assim e muito facilmente se possa retirar para limpar. Práticos são os revestimentos modernos que formam um género de capa, fixa no avesso do colchão por fitas elásticas nos cantos. Para a retirar só necessita dobrar ligeiramente o colchão. O revestimento dum colchão, que fica visível durante o dia, deve condizer com a decoração do quarto onde está inserido.

Espero que a informação que publiquei sobre os colchões ortopédicos de molas, latex ou espuma sirvam para escolher o colchão ortopedico mais recomendado segundo a sua saude e situação financeira.


arquivos
pesquisar
 
comentários recentes
Boa tarde.Tenho problemas de coluna e queria compr...
Deve escolher um colchão que se adapte à sua fisio...
Posts mais comentados

visitante
blogs SAPO